quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Carnaval a bordo do veleiro Olodum.

Este carnaval foi muito animado!!!

 Chegamos na sexta feira a noite no Jacarandá. A galera já estava toda agitada, para sairmos no sábado pela manhã para aproveitarmos bastante o vento, que já estava rondando a dias .

O comandante Fábio do veleiro Tomorrowland, já não estava se aguentando de vontade de ir para a água, também pudera, ficou quase um ano na reforma de seu barco, como já havia dito anteriormente. 

 Nossa amiga Josi resolveu passar o carnaval conosco.  Pediu para a Marina colocar na água seu veleiro, um Mold 23, o Bichop. Este veleiro pertenceu ao nosso amigo comodoro Paulo Fax. Um veleiro muito marinheiro e bem completo, é lindo de se ver navegando.Pena que a Josi navega muito pouco. Mas diz que este ano vai navegar bem mais, vamos ver !! rsrsrs

O comandante Marcos e Renata com a filha Giovana já nos aguardavam no veleiro Wind West, doidos para verem a água passar abaixo do casco.

Comandante Ciro e Tati do veleiro Propophol, não puderam estar conosco desta vez. Sentimos muita a falta de deles. Mas foi por uma causa justa, foram fazer um Charter no Caribe com a empresa Velejar Catamarã. Seu comandante é o Capitão Lito Fernandez, para quem não conhecê ainda vale a pena entrar no Site ou Facebook dele : www.velejarcatamaran.com.br . Na próxima semana vamos postar algumas fotos deste passeio.

Bom, seguindo o relato do dia, seguimos todos em direção à Praia do Barco,  que fica do outro lado do rio Tietê, sentido de quem vai para o Bar flutuante do Wagner . Já tinhamos combinado de fazer um churrasco a bordo do Olodum, e lá fomos nós.

Uma velejada inicialmente com vento de popa muito gostoso, até acabarmos de atravessar o ribeirão dos bagres, já íamos chegando na Represa de Promissão o vento começou aumentar um pouco e entrou de través, ventos na média de 8 a 15  nós. Estávamos todos bem felizes, ouvindo musicas do nosso saudoso carnaval dos anos 80-90, muito legal, já estávamos navegando por volta de 3 horas desde que saímos do Jacarandá.
 Estávamos acabando de atravessar a Represa para entrarmos no canal do rio dourado, foi quando olhei para o céu e vi uma formação muita rápida de chuva com ventos, a coisa ficou feia, ventos de 10 a 25 nós, nas rajadas entrava um pouco mais forte, olhava para o outro lado da represa estava tudo um vermelhão no céu, coisa feia, poeirão, perrengue mesmo. Pensei e agora! Fiquei muito preocupado, pois todos os veleiros  estavam com lotação no máximo permitido por lei. Foi um corre corre danado, enrola a vela de genoa, riza a grande e vamos nós. Mas no final das contas, foi um pouco de preocupação a mais por minha parte.

Todos os comandantes passaram com louvor neste perrengue, quando jogamos ancora percebi que tanto comandantes e tripulantes estavam muito tranquilos. Fiquei muito admirado como todos se sairão muito bem.

Parabéns a todos os comandantes como aos tripulantes.

Dai para frente só foi muita alegria, as fotos estão ai para vocês conferirem.



Preparando a Churrasqueira a bordo do veleiro Olodum.




 Iniciando o agito do carnaval.


 Marcos e Renata ,começando a entrar no ritmo.


 Josi passando uma porção de frios,que por sinal estava um delicia.








 \\\\\\\\\ah o bicho pegou, só deu mulheres no risca faca kkkkkkkk


















Abaixo veleiro Tomorrowland, com sua vela balão. Pessoal este veleiro é surpreendente navega muito, com pouco vento.











Valeu meninas!!!!!muito divertido ver vocês pularem e dançar a bordo.




quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

04/02/15 A saga de um cabeça de vento:

Tudo começou há 1 ano e meio aproximadamente.

Nosso amigo Fabio foi convidado pelo comandante Luis a fazer parte da tripulação do Trimarã Christo, estava de saída, em mais uma velejada no rio Tietê.

Pronto!!! Paixão a primeira velejada, já não dormia mais direito,seu assunto predileto passou a ser sobre veleiros.
Decisão tomada de repente!! Vou comprar um veleiro .
Assim começou a sua saga, de comprar um que coubesse dentro de seu orçamento com todos os requisitos de um bom veleiro.

Todos amigos empenhados em achar um veleiro para o Fabio. Houve até um caso engraçado, nosso amigo Luis em uma de suas viagens constantes para Ubatuba foi conhecer um veleiro de concreto feito artesanalmente, tinha um valor bem atrativo. Chegando lá, ele se deparou com um caixote de concreto, estranho que navegava, como! não sei. Bom, foram inúmeros veleiros vistos. Não é fácil não, na foto é uma coisa, mas quando se chega perto para verrrrr, se toma cada susto!

Até que o dia que o Fabio achou um veleiro no Saco da Ribeira para comprar, um Freedom 25 com mastro autoportante (sem estaiamento) muito interessante.
Um lindo projeto, muito bem elaborado.

Após finalizar o negocio,trouxe o veleiro para iniciar a reforma,pois estava bastante avariado, mas devido ao valor foi um excelente negocio.

Foram meses de trabalho exaustivo, foi feita uma pintura geral em PU, trocado todo madeiramento interno,estofamentos novos, foram instalados vários acessórios náuticos novos. Muito aço inox foi trocado, o antigo era de bronze e já estava bem "comido" pelo tempo.

Agora, o mais bacana de tudo, foi que o Fabio assumiu toda esta reforma praticamente sozinho, mesmo sem conhecimento nenhum. Em todo serviço executado por ele, foi na base de perguntas na internet,sugestão de vários amigos,e uma forcinha casualmente nos finais de semana, não tinha como ajudá-lo. Como foi ele que desmontou tudo praticamente sozinho, ficou registrado em sua cabeça a remontagem de todo veleiro.

Hoje 03/02/2015 finalmente o Tomorrowland foi para a água.
Ficou lindo, majestoso,imponente! Cada detalhe pensado antes de fazer, (Ah! os detalhes, estes não acabam nunca).
Mas tenham certeza, fazer cada um dos detalhes é um enorme prazer.

Valeu, comandante Fabio, bem vindo ao mundo dos cabeças de vento.







Removendo a película do novo adesivo.  Ficou muito bonito.



Sabor da Vitoria!!  Fabio e Luis,  já na água com o veleiro.

 Inicio da montagem do mastro.



Se preparando para sair do local da reforma.





Luis, Ivan,Bento, e Fabio todos empenhados em levar o mastro até o veleiro com o maior carinho.









 Tensão!!! com muita adrenalina, na instalação do mastro.











 Ivan em cima do mastro, nos ajustes.  Coragem!!!!!!



Após 4 horas de exaustivo trabalho , sucesso!!!!  Tomorrowland está na água .

Parabéns a todos os amigos que ajudaram nesta empreitada.